Você está aqui: Página Inicial Planetário

Planetário

Última atualização em 11/01/2014 - Por Kizzy Alves Resende

O Planetário Móvel da Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, atua no Estado desde 2005, sendo operado por membros do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas – CEAAL.

planetario 1.JPG
 

Através de um convênio entre a UC/UFAL e o CNPq, em 2004 a Usina Ciência adquiriu um Planetário Móvel da empresa Asterdomus e o CEAAL foi então convidado para realizar as apresentações. Em fevereiro de 2005 as atividades foram iniciadas com apresentações ao vivo, sem gravações, então foi decidido também levar o Planetário às escolas, assim era possível atingir um público maior, devido a pouca disponibilidade de pessoas para operar o Planetário, nem sempre era possível levar para as escolas e a maioria das apresentações foram se desenvolvendo na Usina Ciência. O Planetário consiste em uma cúpula com seis metros de diâmetro e quatro de altura, podendo comportar até 40 pessoas por sessão. Em seu interior são projetadas as Estrelas através de um Cilindro com 9.000 estrelas, as sessões duram cerca de 20 à 30 minutos e abordam conceitos sobre Estrelas, Constelações e Movimentos da Terra, reconhecimento de Céu e esclarece dúvidas que venham a surgir durante as apresentações ou curiosidades astronômicas, físicas e geográficas que os visitantes possuam.

Os idealizadores do projeto em Alagoas foram os coordenadores da Usina Ciência/UFAL na época, a Prof. Drª Tânia Maria Piatti e o Prof. Dr. Reinaldo Augusto Ferreira Rodrigues, os quais contaram com o apoio do Prof. Msc. Adriano Aubert Silva Barros como criador da sessão e primeiro apresentador, atualmente o mesmo é Ex professor de Física da Rede Estadual de Ensino e atual Diretor do Observatório Astronômico Genival Leite Lima e membro do CEAAL. Outros membros do CEAAL também participaram do Projeto durante alguns anos, confira abaixo: 

- William Carlos Marinho Ferreira - 2006/2009 (Licenciando em Quimica/UFAL); 

- Kizzy Alves Resende - 2007/2013 (Licenciada em Geografia/UFAL; Mestranda em Ensino de Astronomia - IAG/USP); 

- Edmilson Souza Barreto - 2008/2012 (Licenciado em Física/UFAL; Mestrando em Física - IF/UFAL);

- Jeová Ramos da Silva Junior - 2012/2013 (Graduando em Meteorologia - ICAT/UFAL); 

- Rôse Meire Dias dos Santos - 2013/atual (Licencianda em Geografia/UFAL); 

- Lillith Maria Correia da Silva - 2013/atual (Licencianda em Física/UFAL).

projetor1.jpg

O Planetário atua como uma sala de aula móvel, é um dos maiores veículos para ensino e divulgação da Astronomia no Estado, atingindo principalmente as Escolas Públicas e Privadas, porém, pode ser apresentado a qualquer pessoa independente de faixa etária ou escolaridade, pois seu objetivo é  a popularização dos conhecimentos Astronômicos à toda comunidade.

Fila.jpg

O Planetário chegou a atender uma média de 8.000 pessoas durante o ano, funcionando na Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas, mas também realizando visitas a várias Escolas e Localidades de Maceió, como o Sesc Guaxuma e o Centro de Convenções, Escolas Municipais, Estaduais e Privadas. Viajando, já atendeu cerca de 29 Municípios de Alagoas, como Arapiraca, Piaçabuçu, Palmeira dos Índios, Viçosa, Pilar, Coité do Nóia, Atalaia, Capela, Rio Largo, Teotônio Vilela, Água Branca, Minador do Negrão, União dos Palmares, Delmiro Gouveia, dentre outros, sendo destaque também nas atividades da Caravana Itinerante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Alagoas. Em oito anos de atividade o Planetário já atendeu mais de 45 mil pessoas.

Planetário em Alagoas

Em Março de 2013 a Usina Ciência aprovou junto ao CNPq o projeto “Um Olhar para o Céu” contemplou a aquisição de um planetário com tecnologia digital, o modelo adquirido foi um HemiSPHAERA Plus da AsterDomus. Em parceria com o OAGLL e o CEAAL o projeto está realizando uma Mostra Científica Itinerante por várias cidades do Estado de Alagoas.

Planetario digital.JPG

Atualmente o Planetário não pode ser agendado para visitas na Usina Ciência devido problemas de infraestrutura, no entanto, mediante disponibilidade dos monitores é possível levar para sua escola ou município. 

O Núcleo de Astronomia da Usina Ciência continua funcionando com uma Sala temática de Astronomia e monitores disponíveis para orientação em mostras culturais, etc; A Usina Ciência está localizada na Rua Aristeu de Andrade 425, no Bairro do Farol.

Para agendar uma visita a Sala de Astronomia ou consultar os monitores para uma possível visita à sua escola, dúvidas ou sugestões, entre em contato com a secretaria da Usina Ciência através do e-mail usinaciencia@gmail.com


Confira abaixo a relação de apresentações do Planetário em cada ano:

2005 . 2006 . 2007 . 2008 . 2009 . 2010 . 2011 . 2012 . 2013

 01 Total atendimento Planetario.bmp
 
 
apresentacao5.JPGplanet digital.JPG

apresentacao2.JPGapresentacao.JPGapresentacao4.JPGapresentacao3.JPG

Ações do documento
null null   null   null