Você está aqui: Página Inicial Pesquisa

Pesquisa

Nesta seção, mostramos um pouco do que o CEAAL tem feito em termos de pesquisa em Astronomia.

PESQUISA EM ASTRONOMIA

 

O CEAAL tem como um dos seus pilares a pesquisa em Astronomia. Atualmente desenvolve estudos nas seguintes áreas:

Astronomia Observacional

David Duarte Cavalcante Pinto, membro do CEAAL, concluiu, ao final de 2010, seu projeto de compilar um novo catálogo de objetos de céu profundo, batizado de Catálogo BCA, o Catálogo Brasileiro do Céu Austral, que busca, em suas próprias palavras,"fornecer um belo resumo dos melhores objetos desta maravilhosa metade do céu". Visite a página do catálogo!

Ensino da Astronomia

Desde 2005, o CEAAL vem desenvolvendo projetos de Astronomia em escola pública estadual, Escola estadual Nossa Senhora do Bom Conselho, visando avaliar como a prática da Astronomia pode desenvolver o aprendizado dos jovens. A Astronomia é claramente uma ótima disciplina para a interdisciplinaridade e motivação. Com já três anos da aplicação do projeto na escola, estamos agora analisando os resultados obtidos.

 

Alunos da EENSBC 
Alunos da EENSBC aprendem a utilizar o software Iris
para seus projetos de Astronomia.

 

Estrelas Variáveis

O CEAAL vem monitorando estrelas variáveis de diversos tipos, especialmente as de longo período (LPVs), estrelas RV Tauri, Irregulares dos tipos S Dor e R CrB. Além do acompanhamento das estrelas, os membros do CEAAL estão também realizando estudos em estatísitica para análise dos dados obtidos.

Manual da AAVSO em Português

O CEAAL fez a tradução para a língua portuguesa do Manual da AAVSO para Observação Visual de Estrelas Variáveis. A versão já foi publicada no website da AAVSO. Visite a página do CEAAL dedicada ao Manual.

 

Meteorítica

Os membros do CEAAL vêm desenvolvendo estudos sobre meteoritos, tendo inclusive colaborado na investigação sobre o possível meteorito do Museu Xucurus, em Palemira dos Índios. A equipe do CEAAL realizou algumas medidas e obteve um pedaço de cerca de 55 g da rocha, que foi enviada a especialista do Museu Nacional. Após a análise, verificou-se não se tratar de um meteorito.

Falso Meteorito do Museu dos Xucurus 

O falso Meteorito do Museu Xucurus.

 

Instrumentação

Os membros do CEAAL vêm desenvolvendo habilidades na construção de Telescópios. As pesquisas são coordenadas por Severino Fidelis de Moura, que vem se afirmando como um excelente construtor de telescópios no Brasil.

 

testeOptico

Teste óptico (teste do fio) de um espelho de 137 mm de diâmetro.
Ações do documento
null null   null   null