As 100 Horas de Astronomia em Alagoas

 

O CEAAL realizou vários eventos participando das comemorações das 100 Horas de Astronomia, evento global promovido pela União Internacional da Astronomia. Saiba como ocorreu.

             O Ano Internacional da Astronomia 2009, com o apoio de incontáveis associações de astrônomos amadores em mais de 130 países, segue realizando seus eventos de divulgação global da Ciência Astronômica.

        O mais recente ocorreu entre os dias 02 e 05 de abril, as 100 Horas de Astronomia, o maior evento mundial de divulgação de Astronomia já organizado até hoje em toda história da humanidade. Foi um dos eventos principais do AIA 2009 e teve, como objetivo, dar oportunidade ao maior número de pessoas, pela primeira vez em sua vida, de observar o céu por meio de um telescópio, tal como fez Galileu 400 anos atrás.

        O programa teve forte participação do Brasil, que ocupou o segundo lugar em número de eventos programados para as 100 HA, registrando mais de 200 atividades, quantidade inferior apenas à dos Estados Unidos.

        O CEAAL (Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas) contribuiu junto com tantos outros eventos realizados em solo brasileiro, promovendo atividades de diversos tipos, como palestras, sessões de planetário e, sobretudo, observações ao telescópio, entre outras, todas abertas, públicas e gratuitas.

        Devido ao adiamento dos eventos programados para o período matinal da quinta-feira (02/04), o CEAAL abriu as 100 Horas de Astronomia em Maceió por volta das 15h, no local que centralizou os eventos no primeiro dia, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas, com a Palestra “O Ano Internacional da Astronomia e as 100 Horas de Astronomia”, proferida por David Duarte C. Pinto, o qual apresentou as razões, metas e principais programas do Ano Internacional da Astronomia, bem como, especificamente, o programa das 100 HA. Ainda no auditório da Biblioteca Central, procedeu-se à exibição do documentário oficial do AIA 2009, “Eyes on the Skies” (De Olho no Céu), que narra brilhantemente o surgimento e desenvolvimento do telescópio nos seus mais de 400 anos de história. Pouco mais de 20 pessoas presenciaram a palestra e o documentário.

Maquete do Sistema Solar montada na calçada principal da Universidade Federal de Alagoas.

        O evento “O Sistema Solar no Campus da Minha Universidade” havia iniciado ainda pela manhã, com a fixação das placas representativas dos planetas ao longo do interior do Campus A. C. Simões, na UFAL. A disposição das placas no campus obedeceu a uma determinada escala de distância entre os planetas. Confeccionaram o Sistema Solar em miniatura os sócios Severino Fidélis de Moura e Adriano Aubert S. Barros.

        Além das 16h, procedeu-se à Observação Solar Pública na rampa de acesso à Biblioteca Central da UFAL, sob coordenação de Severino Fidélis de Moura, que utilizou o método de projeção em anteparo para possibilitar a visualização do disco solar aos que passavam no local. A ligeira decepção pela ausência de manchas solares só foi atenuada pelos vôos ocasionais de pássaros que aleatoriamente cruzaram o disco solar algumas vezes.

Planetário da Usina Ciência no hall de entrada da Biblioteca da UFAL.

        Com o atraso no transporte do planetário móvel da Usina Ciência/UFAL para o local (salão de entrada da Biblioteca Central), as sessões de planetário – operado por Kizzy A. Resende e Edmilson S. Barreto, com auxílio de Delvis Bertrand J. de Barros, William C. Marinho Ferreira, Lucas B. Viana de Amorim e Aloísio de Melo Farias Júnior (transporte) – tiveram início por volta das 17h, finalizando em torno das 19h30min, tendo sido realizadas 4 sessões de 30 minutos cada, atendendo a um público de 76 pessoas neste primeiro dia.

Assim se vai aos Astros nos jardins da biblioteca central da UFAL.

        Imediatamente após o término do planetário, deu-se início às observações públicas noturnas ao telescópio, no gramado defronte à Biblioteca Central. Com dois telescópios disponíveis, assestamos um para a Lua e outro para Saturno, e o movimento de público foi frequente e constante. Mais de 200 pessoas puderam observar ambos os astros ininterruptamente, haja vista o céu apresentar-se rigorosamente límpido naquela noite. Este evento foi promovido por vários membros do CEAAL e durou mais de 2 horas.

        No segundo dia (sexta-feira, 03/04), as sessões de planetário, que estavam programadas mais uma vez para a UFAL, tiveram de ser transferidas para uma escola no bairro do Pontal da Barra, e a maratona astronômica continuou pela manhã na Escola de Ensino Fundamental Silvestre Péricles, onde 167 pessoas assistiram às sessões. À tarde, de volta à Biblioteca Central da UFAL, em seu salão de entrada, foram enfim fixados os painéis descritivos de trabalhos e atividades desenvolvidas pelo CEAAL, lá permanecendo até o dia 08 de abril. O mini-curso “Construa seu Próprio Telescópio”, previsto para as 14h, foi cancelado devido à impossibilidade do palestrante. O mini-curso seguinte, “Utilizando Softwares Planetários”, ministrado por Delvis Bertrand J. de Barros, começou com algum atraso, e foi prestigiado por apenas 5 espectadores, no auditório do CSAU/UFAL.

        A transmissão do webcast “De volta ao mundo em 80 telescópios”, a partir do site oficial das 100 HA, foi realizada por projeção multimídia no salão de entrada da Biblioteca Central, contudo, com o atraso para iniciar-se, compreendeu apenas 4, das 13 horas programadas.

Hall interno da biblioteca da UFAL com exposição de rabalhos do CEAAL e transmissão do webcast “De Volta ao mundo em 80 Telescópios”.

 

 

        A noite da sexta-feira, mais uma vez limpa de nuvens, foi uma festa com os astros. Eventos de observação pública foram realizados simultaneamente em 3 distintos locais. Na UFAL, novamente em frente à Biblioteca Central, observaram a Lua e Saturno 172 pessoas, sempre maravilhando-se com os anéis de Saturno e deixando os rotineiros comentários acerca da superfície da Lua, dizendo parecer com queijo, bola de golfe, osso, etc. Os outros dois eventos de observação pública foram inerentes ao projeto “Sic Itur Ad Astra” (Assim se vai aos astros), um programa de divulgação e popularização da Astronomia promovido pelo CEAAL, o qual leva seus telescópios para locais públicos e os disponibiliza para observação gratuita e aberta ao público durante o quarto crescente lunar. O SIAA na Escola de Ensino Fundamental Professor Corintho da Paz, no bairro Cidade Universitária, foi coordenado por Severino Fidélis de Moura, que o descreveu como segue:

Assim se vai aos Astros na escola de Ensino Fundamental Professor Corintho da Paz.

        “Na referida escola, fomos recebidos com satisfação pela direção, professores e comunidade estudantil, os quais se deleitaram com boa imagem da Lua, o pouco que ainda restava para observar dos anéis de Saturno, algumas estrelas duplas e a inconfundível imagem das Três Marias (Constelação de Órion).

        Sempre que fazemos apresentação do céu com telescópios, costumam surgir perguntas às vezes inesperadas. Dessa vez não foi diferente. Os alunos perguntaram coisas que me deixaram empolgado e impressionado. Uma aluna da 6ª Fase fez a seguinte reflexão: ‘O senhor me disse que as estrelas nascem, vivem e morrem, mas eu já tenho 22 anos e sempre vejo as mesmas estrelas nos mesmos lugares, nas mesmas horas, etc. Como se explica isso?’ Naturalmente, sua solicitação foi atendida de forma satisfatória.

Alunos aproveitam para apreciar A Lua e Saturno, uma aula bem diferente.

        Encerramos as atividades às 21h30min, com aquisição de 83 assinaturas, sentindo o gosto de missão cumprida. Quero aproveitar o momento para agradecer a todos que fazem a Escola Corintho da Paz pelo apoio e acolhida e oportunidade para realização desse trabalho.”

        O Assim se vai aos Astros na Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça foi coordenado por Adriano Aubert Silva Barros, que abaixo nos conta como ocorreu:

Fila para observar a Lua na Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça, evento aberto à toda a comunidade.

        “Localizada na periferia norte de Maceió, a escola possui turmas do ensino fundamental, 6º ao 9º ano, e ensino médio. Iniciamos as nossas observações às 19h30min com uma noite sem nuvens e a Lua gibosa bem alta no céu, os alunos e alguns professores logo formaram uma fila e se deliciaram observando as crateras e os mares do satélite. Quando avisamos que mais ao leste podíamos ver Saturno, ansiosamente nos fizeram assestar o telescópio para o planeta e mais uma surpresa ao ver os finos anéis, quase em perfil. Com um total de 67 assinaturas coletadas e por volta das 21h40min, encerramos a nossa noite de observação. Sempre vale a pena.”

Observando a Lua e Saturno na escola.

        O sábado (04/04) retomou as atividades das 100 HA ainda pela manhã, com “O Universo no pátio de minha escola”, evento coordenado por Adriano Aubert Silva Barros, que, acerca dele, nos diz:

Preparando o pátio para a pintura em escala do Sistema Solar

        “Abrimos a atividade com um pequeno comentário sobre o Ano Internacional da Astronomia, seguido de apresentação do primeiro capítulo do vídeo “Eyes on the Skies”. Depois, descrevemos brevemente o sistema solar com a apresentação de alguns slides. Por fim, fomos ao pátio da escola para pintarmos o Sistema Solar. Dezessete alunos surpresos com o desenho dos planetas na escala de 1/500.000.000 participaram da atividade. Concluímos a primeira parte da pintura por volta das 12:00, debaixo de um Sol abrasador. Satisfeitos com nossa obra, esperamos ter contribuído para tornar os planetas mais conhecidos da garotada, afinal, criamos um universo no pátio de nossa escola.”

Mãos à obra. Pintando o Sistema Solar no pátio da Escola estadual Alfredo Gaspar de Mendonça.

Primeira parte concluída. Artistas orgulhosos.

        No período vespertino, em torno de 16:30, fizemos observação solar pública, mostrando o disco solar projetado para mais de 20 pessoas (participantes do XXIV Curso de Iniciação à Astronomia), na sede provisória do CEAAL, na Usina Ciência/UFAL.

        À noite, como sempre fazemos aos sábados, recepcionamos os visitantes no pátio da Usina Ciência, e dispusemos nossos telescópios para sua observação. Eles foram capazes de observar a Lua, Saturno e alguns objetos de céu profundo, como Ômega Centaruri, Caixinha de Jóias, M93, entre outros. Este evento foi coordenado por Romualdo Arthur A. Caldas. Atendemos 44 pessoas na ocasião.

Em um domingo ensolarado na praia de Ponta Verde fomos observar o Sol.

        Como participação no subprograma “Sun Day”, das 100 HA, o CEAAL iniciou o domingo numa bela manhã de Sol na praia de Ponta Verde, onde, das 09:30 às 11:30, lançou mão de 2 telescópios para observação solar pública, com um deles a utilizar o método de projeção e, o outro, com filtro solar Baader Planetarium, para observação direta com aumento de cerca de 40x. Em que pese o Sol estar limpo de manchas, a observação do disco solar não foi menos interessante para os transeuntes. Estiveram presentes 3 sócios do CEAAL, Romualdo Arthur A. Caldas, Adriano Aubert S. Barros e David Duarte C. Pinto. Coletamos apenas 45 assinaturas, embora muitos outros mais tenham observado a projeção do Sol à distância.

Com a imagem do Sol projetada em um anteparo, os banhistas ficaram surpresos com a observação e a atividade do CEAAL.

 

Com a imagem do Sol projetada em um anteparo, os banhistas ficaram surpresos com a observação e a atividade do CEAAL.

 

 

        À noite, voltamos à praia de Ponta Verde para o último evento das 100 HA, um Sic Itur Ad Astra nas proximidades do Alagoinhas. Mais uma vez com 2 telescópios, sendo um voltado para a Lua e outro para Saturno. Como de hábito, o público maravilhava-se e nos agradecia após observar os detalhes do relevo lunar e os anéis de Saturno, quase em perfil. Registramos o número de 105 pessoas a observarem por nossos telescópios, inclusive de outros Estados e nacionalidades, como argentinos e portugueses. Compareceram os mesmos 3 sócios do CEAAL que lá estiveram mais cedo para a observação solar, Romualdo Arthur A. Caldas, Adriano Aubert S. Barros e David Duarte C. Pinto.

No início da praia de Ponta Verde, em frente ao antigo Clube Alagoinhas, realizamos o nosso útimo Assim se vai aos Astros das 100 Horas da Astronomia.

Muitos turistas e conterrâneos ficaram surpresos com as crateras da lua e os anéis de Saturno.

As crianças eram, como de costume, as mais encantadas ao ver a Lua e Saturno.

          Ao longo dos 4 dias plenos de atividades das 100 Horas de Astronomia, o CEAAL registrou a participação pública de 413 pessoas na UFAL (dias 02 e 03), 44 na Usina Ciência (dia 04), 83 na Escola Corintho da Paz (dia 03), 67 na Escola Alfredo Gaspar de Mendonça (dias 03 e 04), 167 na Escola de Ensino Fundamental Silvestre Péricles (dia 03) e 150 pessoas na Praia de Ponta Verde (dia 05), totalizando 924 participantes.

        Conscientes de que contribuímos para o êxito global do programa das 100 HA, cujo objetivo era harmônico ao nosso, convidamos a população alagoana a participar dos próximos eventos do Ano Internacional da Astronomia 2009, bem como de todos os outros que o CEAAL promova neste ano especial.

   

       Sic Itur Ad Astra.

David Duarte Cavalcante Pinto

Coordenador das 100 Horas de Astronomia em Maceió

 

Título: 100 Horas da Astronomia – 2009 Ano Intrernacional da Astronomia

Local: Diversos

Coordenador: David Duarte C. Pinto

Data: 02 a 05/04/2009

Horário: Início 09:00 h Término 22:00 h

Público Atendido: 924 participantes

Realização: Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, CEAAL

Parceiros: Usina Ciência / PROEX / UFAL

Secretaria de Estado da Educação e dos Esportes-SEE-AL

Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação-SECTI-AL

Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas – FAPEAL

Leave A Comment